A grafoscopia constitui a parte da documentoscopia que objetiva identificar a autenticidade ou a autoria de grafismos. Os exames de grafoscopia são realizados por meio do confronto entre a assinatura questionada e assinaturas paradigmas, que devem atender a alguns requisitos para permitir uma avaliação adequada dos grafismos.
As assinaturas paradigmas devem atender aos requisitos de contemporaneidade, espontaneidade, adequabilidade e quantidade.
A contemporaneidade refere-se à proximidade temporal entre a data da produção e a data em que supostamente foi imposta a peça questionada e a espontaneidade condiz com o ato natural de escrever, uma ação inconsciente do escritor. A adequabilidade é a correspondência entre os padrões gráficos e os grafismos questionados e a quantidade diz respeito ao número de repetições dos grafismos que constituirão os padrões gráficos, permitindo a identificação das variações de escrita do fornecedor.
O IBPTECH elabora laudos e pareceres técnicos sobre autenticidade gráfica e autoria gráfica, além de atuar como assistentes técnicos em demandas judiciais que incluem a avaliação de autenticidade de assinaturas e documentos, prestando apoio técnico ao jurídico em todas as etapas processuais.