Documentoscopia

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Documentoscopia é a utilização de conhecimentos científicos e técnicos para o estudo de documentos com a finalidade de esclarecer questionamentos dos operadores do direito no âmbito de processos administrativos, arbitrais ou judiciais.

É bastante ampla área de aplicação da perícia documental. A ela também cabe cuidar da cadeia de custódia da peça questionada e dos paradigmas, cautela cogente em qualquer prova técnica.

Os exames técnicos  propriamente ditos começam pelo suporte, usualmente papel, mas que em verdade pode ser qualquer meio dos mundos físico ou digital. O exame dos suportes é essencial em qualquer perícia documental, por ser de interesse direto no âmbito do processo judicial ou porque estabelece métodos e critérios para os exames subsequentes.

Em seguida, são examinados os vestígios relacionados ao mecanismo utilizado na produção do conteúdo do documento, como caneta, carimbo, impressora, tinta e outros elementos. O mundo moderno demanda a adoção de abordagens multidisciplinares, abrangendo cibernética, engenharia e fonologia forenses.

Finalmente, a documentoscopia se concentra no conteúdo do documentos, usualmente analisado como o conteúdo do documento. São exemplos de casos particulares itens como os papeis de segurança.